O galo do meu avô

Hoje tenho 8 , mas quando era pequeno e tinha 7 anos, queria ajudar o meu avô a tratar das galinhas. Sempre morei na cidade, mas nos fundos da minha casa tinha um lugar que o meu avô construiu para criar galinhas e ter ovos fresquinhos todos os dias. O meu avô chamava aquilo de galinheiro, mas eu achava que dava um lugar legal para com os meus amigos. As galinhas ele podia por em outro lugar.
Todos os dias meu avô ia por milho, água e pegar os ovos. Eu sempre queria ajudar, mas nunca deixou nem mesmo entrar no galinheiro, então ficava do lado de fora olhando como ele fazia. Eu já sabia de cor, tudinho. Todas as vezes eu contava as galinhas e quantos ovos o meu avô pegava. Sempre faltava um, acho que tinha uma que era meio preguiçosa. Nunca entendi direito essa história de ovo. Perguntei ao meu avô e ele me disse que os pintinhos se formavam dentro do ovo. Mas, se dentro do ovo tinha aquelas coisas, como é que pode nascer um pintinho também ?
Só sei que eu gostava muito de ovo frito, omelete, e gemada bem docinha; pão com ovo, ovo mole com sal e gema com açúcar e farinha de milho. Hum!!! Mas a partir naquele dia eu fiquei com medo de comer ovo com pintinho. Meu avô me disse que comer muito ovo não faz bem.
Um dia eu vi ele fazendo um furinho na casca do ovo e chupando tudo o que tinha lá dentro, depois pôs aquele ovo vazio junto com os outros na geladeira, meu avô parece até criança. Às vezes não tem juízo.

Outro dia quando não tinha ninguém vendo e eu não tinha nada para fazer, fui brincar com o galo. Não entrei lá dentro do galinheiro porque meu avô disse que era perigoso, então fiquei de fora mesmo. Fiz um furinho num grãozinho de milho e amarrei uma linha nele,joguei lá dentro , logo o galo veio e comeu. Eu logo puxei de volta antes que ele terminasse de engolir. Aí eu joguei de novo e o galo veio e comeu novamente. O galo do meu avô fazia uma cara estranha. Mas eu achei legal e continuei. Acho que o galo gostou porque também continuou a brincar comigo, até que a minha mãe me chamou para tomar banho.
No dia seguinte eu ouvi o meu avô comentar com a minha mãe, que ele achava que o galo havia cantado diferente e que devia de estar com algum problema. Eu pedi ao meu avô para me deixar cuidar do galo, mas ele me respondeu " Não se brinca com os animais", então respondi : "O galo deve estar com fome. Acho que ele quer milho". Meu avô saiu resmungando alguma coisa e eu perguntei ; " O quê ? " E ele gritou : "Vai tomar banho! ". Eu tinha acabado de tomar café da manhã e a minha avó me disse que eu não podia tomar banho com a barriga cheia. Fiquei o dia inteirinho atrás do meu avô esperando ele pegar os ovos. Aí pedi e chorei para deixar eu segurar os ovos, até que ele deixou. Eu não queria comer ovos fritos com pintinho, então fazia um teste em todos os ovos que o Vô me dava para segurar. Quando viu o teste que estava fazendo, ele ficou furioso: "Não joga o ovo em cima do telhado , menino". Nem me deixou explicar e foi logo me dando umas chineladas na minha bunda. Só de raiva no outro dia quando saiu para ir ao banheiro, eu entrei lá dento do galinheiro para tratar das galinhas primeiro que ele; eu queria ajudar! Mas quando o galo me viu, veio para cima de mim e começou a bicar a minha cabeça e a bater com as asas, aí eu fechei os olhos e gritei, gritei, e veio todo mundo me acudir, até a vizinha que era meio surda.
Depois daquele dia, eu não entrei mais no galinheiro, porquê todas as vezes que o galo me via, queria me bicar e bater com as asas. Eu acho que tinha ciúme das galinhas !
Ele ficou tão bravo que a minha avó precisou matar e fazer uma sopa dele. Até que tinha um gostinho gostoso aquele galo de rabo verde do meu avô.

Mas me deu uma pena! Eu gostava de ficar brincando de dar milho para ele !!!


By  Liz

Nenhum comentário:

Postar um comentário